ACT THE THOUGHT - Age com o Pensamento

No renovado Mosteiro de Leça do Balio, a Fundação Livraria Lello apresentou, até  setembro de 2025, a exposição “Act The Thought – a ameaça da desinformação”, em co-curadoria com a UNESCO MIL Alliance e o Jornal Polígrafo.
Act The Thought” foi a resposta da Fundação Livraria Lello à crescente preocupação com a propagação e disseminação da desinformação. A exposição abordou a complexidade da verdade e destaca a importância da literacia da informação.

ALEA

A exposição integrou uma instalação sonora multicanal desenvolvida por Diana Policarpo. Ativada por oito vozes, transmitidas através de escutas dispostas em dois semicírculos, a obra convidava os visitantes a explorar diferentes fontes sonoras e a descobrir vozes únicas em cada ponto da sala. Intitulada "ALEA", e inspirada nas cantigas tradicionais do norte de Portugal, a instalação desconstruía palavras e melodias, recriando-as em novos significados.
 

INSIDE OUT NO PORTO - O Maior Projeto de Arte Participativa do Mundo

Avançar

A exposição integrou ainda a memória viva do Projeto Inside Out, criado pelo artista francês JR. O projeto esteve no Porto em junho de 2024, a convite da Fundação Livraria Lello. Esta iniciativa global, que utiliza retratos em grande escala para dar voz a questões como diversidade, direitos humanos e sustentabilidade, já tinha envolvido mais de 500.000 pessoas em 152 países.

A famosa photobooth do Inside Out esteve nas ruas do Porto a recolher testemunhos de quem deu a cara pela verdade, permitindo que os portuenses fizessem parte desse movimento artístico global.

O projeto esteve também presente na inauguração da Fundação Livraria Lello, onde cerca de 1.500 retratos em grande escala transformaram o Mosteiro de Leça do Balio, criando um dos maiores exemplos de arte participativa em Portugal.

A exposição, que contou com o design do Studio Eduardo Aires, foi distinguida com OURO no prestigiado European Design Festival, que decorreu em 2025, na cidade de Ljubljana, na Eslovénia. A distinção valorizou o projeto expositivo global — desde o conceito curatorial à cenografia, à acessibilidade dos conteúdos e ao envolvimento da comunidade — e reforçou o papel da Fundação Livraria Lello como agente de transformação cultural e social, com raízes na Região Norte e projeção europeia.

Se estiver interessado em acolher esta exposição, contacte-nos!