O Mosteiro de Leça do Balio, sede da Fundação Livraria Lello, é um elo vívido entre o passado e o futuro. Localizado nas margens do rio Leça, o monumento nacional tem raízes que remontam à Época Romana, destacando-se como peça fundamental na história de Portugal. Atualmente, desempenha um papel crucial como ponto de partida para a audaciosa missão da Fundação: capacitar as pessoas a ler o mundo.
Com mais de dois mil anos de notoriedade, o local revela vestígios da Época Romana, incluindo uma ara dedicada ao deus Júpiter.
Dona Teresa doou-o à Ordem dos Cavaleiros de S. João, conferindo ao Mosteiro um papel crucial na história portuguesa.
Foi palco do casamento real de D. Fernando e D. Leonor Teles e refúgio de D. Miguel durante o Cerco do Porto.
A construção gótica do século XIV, agora restaurada, é reconhecida como Monumento Nacional desde 1910.
Adquirido pelo Lionesa Group em 2016, o Mosteiro passou por uma reabilitação conduzida pelos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Sidónio Pardal.
O Mosteiro é agora sede da Fundação Livraria Lello, apresentando um espaço expositivo, um auditório, uma área dedicada à gastronomia e um jardim.
Anteriormente relegado ao esquecimento, o Mosteiro torna-se num centro de renascimento cultural, incorporando a espiritualidade numa expressão artística do século XXI. Desta base, irá iniciar-se a ousada missão da Fundação Livraria Lello.
Espaço
Expositivo
Espaços expositivos que terão uma programação dedicada. Uma atmosfera única que inclui uma visita à icónica Sala do Capítulo.
Jardim do
Pensamento
4 hectares de um jardim que procura cultivar ideias. Com 14 esculturas inspiradas em conceitos universais como o amor e a vigília, o jardim do pensamento entrelaça educação e artes performativas.
Cozinha
d'Autores
Espaço dedicado à oitava e mais sensorial forma de arte, a alta gastronomia. Com uma mesa única corrida para até 16 pessoas, esta experiência intimista será conduzida por chefs-artistas convidados, transformando cada refeição numa obra-prima.
Auditório
Espaço multidisciplinar com capacidade para 90 pessoas. O Auditório será palco de conferências, debates e reuniões de empresas. Uma atmosfera íntima que transcende as fronteiras criativas.
TESTEMUNHOS
“Vamos ampliar os jardins e fazer com que o conjunto do mosteiro e dos jardins formem uma unidade que seja agradável, que valorize o sítio. Temos a ambição de o elevar a ser um polo de referência na área Metropolitana no Porto e no país. Um sítio que mereça ser visitado e que as pessoas encontrem conforto e bem estar.”
Sidónio Pardal,
Arquiteto Paisagista, 2021
Arquiteto Paisagista, 2021
“Foi-me pedido para fazer um projeto de um edifício que tornasse visível, que marcasse essa importância de Leça do Balio. Um marco novo no edifício que ocupa uma parte de um jardim geométrico que pertence ao convento e tem uma relação com a própria Igreja.”
Álvaro Siza Vieira,
Arquiteto, 2021
Arquiteto, 2021