REATIVAÇÃO DE UM DOS MAIS ANTIGOS CAMINHOS DE SANTIAGO – 11KM DA SÉ DO PORTO AO MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO

Figurinos

Aposta turística e cultural, entre as cidades do Porto e Matosinhos nos circuitos dos Caminhos de Santiago: os 11 KMs que ligam a Sé do Porto ao Mosteiro de Leça do Balio. Com várias paragens ao longo do percurso, para acolher não só os peregrinos dos Caminhos, como também os apreciadores de vida ao ar livre, caminhadas e cultura, os 11km de grande valor histórico e patrimonial, estão preparados para todos os que os procuram. 

A reativação de um dos mais antigos caminhos dos Caminhos  de Santiago, foi a proposta apresentada, in loco, aos operadores turísticos da Região, no dia 19 de maio de 2021, com o objetivo de reforçar a oferta com um novo produto turístico-cultural, adaptado a novos tempos. O percurso que foi guiado pelo historiador Joel Cleto começando na Sé do Porto e terminando no Mosteiro de Leça do Balio, com várias paragens no caminho, animadas com recriações históricas, que proporcionaram momentos de interação com os participantes, recriando alguns dos perigos que os peregrinos enfrentavam.

A ação com os operadores turísticos visou capacitar o território com uma nova oferta de caminhada cultural que seja capaz de “tornar os turistas em viajantes, levando conhecimento das histórias e lendas do nosso território, ao mesmo tempo que se revitaliza um dos mais antigos Caminhos de Santiago”, adianta Francisca Pedro Pinto “Com este produto pretendemos a reinvenção necessária face ao novo perfil de turistas que já estamos a começar a ver, viajantes que     procuram a natureza, a espiritualidade e a cultura”, continua.

“Entendemos que este percurso do Caminho tem grandes potencialidades. É uma oportunidade para os que visitam o Porto fazerem 11km efetivos dos Caminhos de Santiago. Tem a distância certa para ser percorrido a pé e vem ajustar- se muito aos anseios e expetativas que todos de usufruir do ar livre, mas de forma enriquecedora e até libertadora. Juntando a cultura á espiritualidade que o Caminho transporta, são 11 kms que serão certamente muito procurados”.

Esta iniciativa inseriu-se no âmbito do projeto Património em Rede que juntou as Câmaras Municipais de Lamego e Matosinhos e a ANCIMA (Associação para a Animação da Cidade  de Matosinhos) com o objetivo de promover os caminhos em ano Xacobeu. Para o efeito, foi concebida uma programação especial em diferentes locais do itinerário que incluíram música, teatro, dança, circo, animação de rua, lançamento de livros, produção de filmes sobre a temática, entre outras.