MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO E ESCULTURA ABERTA DE ÁLVARO SIZA: AS ESTREIAS MAIS AGUARDADAS NO OPEN HOUSE PORTO 2024

Siza
A 9ª edição do Open House Porto decorre a 6 e 7 de julho e conta com uma grande novidade. Num espaço único, que é sede da Fundação Livraria Lello, os visitantes podem conhecer a Escultura Aberta do aclamado arquiteto Álvaro Siza e o Mosteiro de Leça do Balio, requalificado também pela mão do Prémio Pritzker. Dois novos espaços culturais na rota de promoção do território a Norte.

No 50º aniversário do 25 de Abril, o Open House Porto junta-se às comemorações e organiza a 9ª edição sob o lema "50 Anos a Construir a Liberdade". Organizado e produzido pela Casa da Arquitectura, o evento decorre no fim de semana de 6 e 7 de julho, o evento proporciona a visita a 65 espaços nos municípios do Porto, Matosinhos, Maia e Vila Nova de Gaia.
O roteiro da edição 2024 do Open House Porto apresenta como grande novidade, a visita à sede da Fundação Livraria Lello, onde se encontra a Escultura Aberta de Álvaro Siza, assim como ao requalificado Mosteiro de Leça do Balio, também pela mão do consagrado arquiteto português.

O conjunto arquitetónico composto pela Igreja do Mosteiro e estas duas obras forma um conjunto arquitetónico de características ímpares, onde a monumentalidade do estilo, e a grandiosidade da escala se destacam. Visto de perfil, o complexo do Mosteiro impressiona com as duas torres que ladeiam a fachada principal da igreja, seguidas pelos elementos góticos e românicos do Mosteiro de Leça do Balio.
Este caminho visual nos conduz até à Escultura Aberta, de Álvaro Siza. Construída em betão branco, com linhas retas e depuradas, a esta obra ocupa uma área de 400 m², dando provas de uma convivência perfeita entre o estilo contemporâneo de Álvaro Siza, com a riqueza histórica.
Apesar de recente, a Escultura Aberta é já uma obra icónica. Meticulosamente concebida para realçar o papel do Mosteiro de Leça do Balio como ponto de passagem histórico para os peregrinos do Caminho Português de Santiago, a escultura foi criada para proporcionar uma profunda introspeção. Com um jogo dinâmico de luz e forma, a obra oferece uma experiência única e contemplativa.
No pátio exterior do edifício, encontra-se “Viandante”, uma outra escultura pungente, com 1,90m de altura, feita em mármore, e que serve como um lembrete da vocação do espaço para a viagem e exploração.

Álvaro Siza é, também, responsável pela magnífica obra de requalificação do Mosteiro de Leça do Balio, monumento nacional de 1910, agora sede da Fundação Livraria Lello. O arquiteto português, Prémio Pritzker em 1992, considera que não existe um confronto entre passado, presente e futuro, mas sim uma complementaridade.
"É um projeto delicado. O passado, que é uma indicação para o projeto, não é simples, não é linear. Para muitas pessoas, fazer um edifício contemporâneo a partir de um edifício histórico é um desastre. Essa generalização tem que ser vencida. Construir ao lado de edifícios de qualidade ajuda. O exemplo está aí". - Arquiteto Álvaro Siza Vieira

Acreditamos que temos todas as condições para sermos o local mais visitado da Open House Porto 2024. Convidamos todos a explorar este espaço singular e a descobrir o que o torna tão especial!

O programa do dia 6, sábado, inclui:
17h00: Leitura de excertos de “Luz Inclinada”, pelo Professor Pedro Eiras, autor do livro editado pela Fundação Livraria Lello, que sintetiza os sentimentos que podem assaltar os visitantes da obra de Álvaro Siza.
17h15: Bailado “O Caminho”, pelo Ballet do Douro Companhia, produção encomendada pela Fundação Livraria Lello
17h30: Início da visita guiada à Escultura Aberta, pelo arquiteto António Choupina, seguida de visita ao Mosteiro de Leça do Balio

No sábado e domingo, estão agendadas visitas acompanhadas, entre as 14h e as 16:30, e visitas comentadas, às 17h.

As inscrições podem ser feitas aqui. No próprio dia, serão disponibilizadas entradas adicionais, sujeitas a confirmação no local.