MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO SURPREENDE COM MAIS DE 1.000 FOTOGRAFIAS EM MANIFESTO ARTÍSTICO CONTRA A DESINFORMAÇÃO

descida da cruz
A Fundação Livraria Lello inaugura a programação 2024 do Mosteiro de Leça do Balio, com a exposição “Act The Thought”, que junta mais de 1.000 fotografias de grandes dimensões. As imagens vão preencher toda a área envolvente do edifício, que é monumento nacional desde 1910, para lançar um alerta para os perigos da Desinformação. A cerimónia oficial de abertura está marcada para o dia 21 de junho, às 17h, incluindo a assinatura de um protocolo com dezenas de instituições de ensino superior do Norte.

A Fundação Livraria Lello (FLL) anuncia a inauguração oficial do Mosteiro de Leça do Balio, sede da instituição, a 21 de junho, pelas 17h, numa cerimónia que vai contar com a presença do Senhor Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis.
Nesse dia, a FLL vai dar a conhecer a programação 2024, dedicada à "Desinformação", apontada pelo Fórum Económico Mundial como a principal ameaça, na atualidade.

De forma a ilustrar o caráter universal do tema escolhido, a Fundação apresenta a mostra "Act The Thought", uma impressionante exibição que representa um mosaico com mais de mil fotografias de grandes dimensões. Esta exposição envolve a comunidade através do maior projeto de arte participativa, o Inside Out, do artista francês JR, e conta com a co-curadoria com a North America & Europe Chapter for UNESCO MIL Alliance - Aliança para a Literacia dos Media e da Informação da UNESCO e, ainda, do jornal Polígrafo.
"Act The Thought" pretende criar um diálogo visual e emocional através dos rostos de figuras anónimas, acompanhadas de biografias com fotografias de personalidades influentes tais como Salman Rushdie, Malala Yousafzai, Nelson Mandela, Toni Morrison, Mário Soares ou José Saramago, personalidades que foram, também e de alguma forma, impactadas pelo tema da Desinformação.
A par da exposição teremos uma instalação sonora de Diana Policarpo, que propõe uma experiência auditiva imersiva. Inspirada nas cantigas tradicionais do norte de Portugal, ALEA explora a desconstrução de palavras e melodias para criar significados e novos sentidos.

O programa previsto é o seguinte:
17h00: Receção junto à intervenção artística na área envolvente do Mosteiro de Leça do Balio
17h30: Inauguração pelas Páginas Soltas da exposição “Act The Thought”, em co-curadoria com o jornal Polígrafo e com o North America & European Chapter da Aliança para a Literacia dos Media e da Informação da UNESCO
18h30: Intervenção do Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Livraria Lello, Pedro Pinto
18h40: Formalização da Aliança para a Alfabetização Mediática e Informacional – assinatura de protocolo entre a Fundação Livraria Lello e instituições de ensino superior da região Norte
18h50: Intervenção do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis
19h15: Cocktail e apresentação do livro de Hugo van der Ding, “Os Vestidos Amarelos e a Desinformação”, por Salomé Leal, jornalista do jornal Polígrafo

Sobre o protocolo com universidades
O objetivo é desenvolver projetos e iniciativas, como incorporar o tema da desinformação em disciplinas curriculares; a realização de eventos – workshops e seminários – que promovam a troca de conhecimentos e estratégias sobre como gerir o tema da desinformação; incentivar projetos de pesquisa entre a FLL e as universidades;  e desenvolver programas de sensibilização e educação, nomeadamente na semana Mundial da Literacia Mediática e Informacional, que decorre de 24 a 31 de outubro, utilizando o Mosteiro de Leça do Balio como centro desta ação.

Após a cerimónia oficial, o Mosteiro de Leça do Balio abre ao público no dia 22 de junho. A visita é gratuita, mas carece de inscrição prévia na página da Livraria Lello, aqui.
Escultura Aberta, de Álvaro Siza, pode, também, ser visitada, mediante pagamento. O preço do bilhete varia entre os 4 euros, para estudante ou sénior (+65 anos) e os 8 euros, para adulto. Crianças até aos 12 anos não pagam. O bilhete familiar tem o valor de 20 euros, inclui dois adultos e até três crianças/estudantes.
O Mosteiro de Leça do Balio e a Escultura Aberta podem ser visitados todos os dias, entre as 10h e as 18h, exceto 24 de junho.

Convidamos os órgãos de comunicação social a estarem presentes.
Local: Mosteiro de Leça do Balio
Dia: 21 junho, a partir das 17h