A PARTIR DA RUA DE CASA OU DA ESCOLA, AS PORTAS VIRTUAIS DO MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO ESTÃO ABERTAS!
Agora já é possível acompanhar o desenrolar da obra de Siza Vieira no Mosteiro de Leça do Balio a partir da rua, de casa ou da escola…! O projeto de visita virtual está disponível e vai permitir conhecer o mais recente investimento do Grupo Lionesa, o Balio, apresentando, entre outras funcionalidades, o acompanhamento do processo de reabilitação que se encontra a decorrer sob a batuta do arquiteto e interagir e visitar mais de 20 pontos de interesse sobre a história do Mosteiro de Leça do Balio e a escultura de Siza Vieira. A visita faz, ainda, “percorrer” o jardim, através de um vídeo 360º que mostra a diversidade do espaço verde, desde as esculturas e charcos a espaços de lazer, de introspeção, bem como a ligação à Lionesa Business Hub e à ciclovia, corredor verde do Leça. O projeto tem ainda um objetivo maior de homenagear e perpetuar os Caminhos de Santiago. A locução do projeto está a cargo do historiador Joel Cleto, sendo, por isso, também, uma ferramenta que permite uma experiência imersiva que pode ser explorada pelas escolas.
“Atrevo-me a dizer que deve ser o primeiro monumento nacional a ver o seu património perpetuado deste modo. Para nós, é um exemplo dinâmico da promoção da história de Portugal – Templo Romano, Fixação da Ordem do Hospital, Primeiro casamento por amor, Terramoto de 1755, Cerco do Porto... até hoje – e proporcionará uma experiência única para as escolas, sublinhando o papel de Matosinhos na História de Portugal e nos Caminhos de Santiago.”, sublinha Francisca Pedro Pinto, a quem cabe a autoria deste projeto de visita virtual ao Mosteiro de Leça do Balio.
A visita virtual que agora se apresenta permite acompanhar de modo dinâmico o estado atual do Mosteiro de Leça do Balio versus a reabilitação orientada por Siza Vieira. A digitalização do património no seu estado atual permite conservar o mesmo para memória futura, bem como demonstrar que o projeto de reabilitação se compromete a preservar a mesma.
Os 21 hotspots/pontos de interesse permitem ao visitante interagir e descobrir mais sobre a história do Mosteiro de Leça do Balio e a escultura do arquiteto Siza Vieira, através de pontos de interesse que estão divididos em 3 formatos: texto, imagem, vídeo. A ferramenta inclui um, ainda, quizz pedagógico.
“O Balio pretende ser um espaço ativador de sensações, um indutor de novos caminhos, promovendo momentos de introspeção, reflexão e superação. Assim reavivamos, reativamos e damos contemporaneidade ao mais antigo caminho português de Santiago, com passagem pelo Mosteiro de Leça do Balio, importante marco histórico rumo a Compostela”, remata Francisca Pedro Pinto.