01 de novembro de 2025
A Festa que cruzou o Atlântico: FLIPORTO estreou-se em Portugal e volta em 2026!
A Festa Literária Internacional de Pernambuco – FLIPORTO atravessou o Atlântico e celebrou, pela primeira vez em Portugal, os seus 20 anos no Mosteiro de Leça do Balio. Realizada em outubro, em parceria com a Fundação Livraria Lello, esta edição teve como tema “O Livro em Tempos Digitais e a Literatura em Língua Portuguesa”. Durante quatro dias, escritores, artistas e pensadores dos países lusófonos participaram em debates, painéis temáticos, sessões para escolas e lançamentos de livros, com a curadoria de Avelina Ferraz e que contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa.
Uma celebração literária inédita
Pela primeira vez em Portugal, a Festa Literária Internacional de Pernambuco – FLIPORTO cruzou o Atlântico para celebrar a literatura e a língua portuguesa no Mosteiro de Leça do Balio.
O Livro em Tempos Digitais
Sob o tema “O Livro em Tempos Digitais e a Literatura em Língua Portuguesa”, a FLIPORTO reafirmou-se como um dos mais relevantes festivais literários do espaço lusófono, promovendo o encontro de autores, pensadores, artistas e leitores em torno da palavra escrita e das novas formas de criação e fruição cultural.
Prémio Literário Guerra Junqueiro
No dia inaugural, realizou-se a Entrega do Prémio Literário Guerra Junqueiro 2024, atribuído à escritora Dulce Maria Cardoso. A sua obra será apresentada pela investigadora Margarida Calafate Ribeiro.
No decorrer do festival, foi igualmente entregue o Prémio Guerra Junqueiro Lusofonia 2024, que distinguiu a escritora angolana Amélia Dalomba, com apresentação pelo Professor Hermenegildo Seca.