FUNDAÇÃO LIVRARIA LELLO SALVAGUARDA PATRIMÓNIO CULTURAL NACIONAL COM A AQUISIÇÃO DA "DESCIDA DA CRUZ" DE DOMINGOS SEQUEIRA
Fundação Livraria Lello anuncia a aquisição da obra de Domingos Sequeira, "Descida da Cruz". Esta peça fundamental do século XIX, agora de volta a Portugal, marca um momento histórico na preservação do património cultural português, evidenciando a importância das entidades privadas neste esforço.
A aquisição formalizada no dia 10 de março, no âmbito da TEFAF de Maastricht, pela família Pedro Pinto, reflete a missão contínua da Fundação Livraria Lello em promover o conhecimento por via da arte e da cultura, inspirando uma sociedade mais inclusiva.
“A arte conecta, educa e inspira. Estamos comprometidos em fazer avançar a sociedade através da cultura. Este é mais um passo na democracia cultural, que inspira uma nova geração a ler e entender o mundo à sua volta.”, afirma Rita Marques, Presidente da Fundação Livraria Lello.
A "Descida da Cruz”, obra reconhecida mundialmente pela sua relevância histórica e artística, chegou a Portugal no passado dia 18 março e ficará exposta publicamente, em Museu Nacional, com as condições de segurança e conservação adequadas. As linhas orientadoras da cooperação entre as partes no âmbito da futura exposição pública, e estudo, da obra, foram estabelecidas num acordo, celebrado no dia, entre a Fundação Livraria Lello e a Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E.
A Fundação destaca, no entanto, uma dupla missão, a de tornar a obra disponível ao público em museus nacionais, mas também através de exposições em locais inusitados, estendendo o convite a um público mais amplo, tanto nacional como internacional. “Acreditamos firmemente no impacto transformador da cultura na sociedade, promovendo o pensamento crítico e contribuindo para o bem-estar coletivo.”
Para já "Descida da Cruz" estará disponível para visitação, dia 18 de maio, no Mosteiro de Leça do Balio, sede da Fundação Livraria Lello, para celebrar o Dia Internacional dos Museus.
"A 'Descida da Cruz' é mais do que uma obra-prima; é um símbolo da nossa herança e identidade. Trazer esta obra de volta para Portugal e disponibilizá-la ao público é um privilégio e uma responsabilidade que assumimos com grande honra", remata Rita Marques.
O anúncio ocorreu no Palácio Nacional da Ajuda, no dia 20 e contou com a presença do Ministro da Cultura Pedro Adão e Silva e do Presidente da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E., Pedro Sobrado.
A Fundação Livraria Lello é uma entidade cultural dedicada à promoção do pensamento crítico, ao acesso ao conhecimento e à capacitação das relações entre as comunidades e o património. Inspirada na herança literária da Livraria Lello, a Fundação visa criar um património contemporâneo, incentivando a leitura como ferramenta transformadora. Com a missão audaciosa de “capacitar as pessoas a ler o mundo”, a Fundação procura inspirar ações que aportem prosperidade, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e culturalmente rica.
Mais informações em fundacaolivrarialello.pt ou através do email geral@fundacaolivrarialello.pt.