PARTICIPA NO MANIFESTO ARTÍSTICO PELA VERDADE DA FUNDAÇÃO LIVRARIA LELLO

Manifesto Artístico
Fundação Livraria Lello está a criar um manifesto cultural, a ser exibido na inauguração do Mosteiro de Leça do Balio. Todos os interessados estão convidados a participar! Basta aparecer na Rua das Carmelitas ou na Estação de Metro da Trindade, nos dias 15 e 16 de junho.

Em contagem decrescente para a inauguração do Mosteiro de Leça do Balio, onde está sediada, a Fundação Livraria Lello (FLL) está a preparar uma exposição dedicada à Desinformação, apontada pelo Fórum Económico Mundial como o principal risco global nos próximos dois anos, colocando em causa a preservação dos valores democráticos.
Para isso, o projeto Inside Out do artista francês JR foi desafiado a criar, em conjunto com a FLL, aquela que será uma referência única, no que a arte participativa diz respeito.
“Act The Thought”, assim se chama a mostra, vai reunir mais de mil retratos, que vão ser expostos em simultâneo, no Mosteiro de Leça do Balio, a partir do dia 21 de junho, dando corpo a um dos maiores manifestos culturais, em Portugal.
As fotografias irão reunir, numa única iniciativa, os rostos de figuras anónimas e de personalidades de grande prestígio nacional e internacional que, de alguma forma, tiveram, ou têm, as suas vidas impactadas e condicionadas pela falta de liberdade e pelo silenciamento político, que acabam por ser grandes veículos de desinformação. Entre essas personalidades, incluem-se nomes como Malala Yousafzai, Nelson Mandela, Toni Morrison, Gilberto Gil, José Saramago e Mário Soares.

Com a exposição “Act The Tought”, a FLL pretende fomentar o pensamento crítico, neste caso específico, em torno do fenómeno da propaganda de conteúdos falsos.
Para reunir as fotografias necessárias para este grande manifesto, o projeto Inside Out vem à Baixa do Porto com a sua Photobooth, a icónica carrinha que é um estúdio fotográfico. Qualquer pessoa pode participar. Basta aparecer!

Onde?
No dia 15, sábado, na Rua das Carmelitas, junto à Livraria Lello
No dia 16, domingo, estação de Metro da Trindade

Mais informação em: https://www.insideoutproject.net/pt_BR/explore/photobooth/act-the-thought

O que é o projeto Inside Out?
O Inside Out Project é um projeto global de arte participativa que permite a todos partilharem as suas histórias através da criação de uma obra de arte pública. Os participantes partilham a sua mensagem, através de retratos a preto e branco, em grande escala, expostos em espaços públicos. Desde 2011, mais de 500 mil pessoas, em 152 países, já participaram no Inside Out. As ações deste projeto têm-se focado em torno de temas como a diversidade, a comunidade, o feminismo, o racismo, as alterações climáticas, a educação, os direitos das crianças e a arte.